Na estação ferroviária de São João del Rei está o belo Museu Ferroviário.
O museu foi inaugurado em 1981, ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou cem anos. No seu acervo, estão vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia. Além disso, há um vagão de luxo, usado pela administração e por personalidades, como o imperador D. Pedro II. Pena que não dá para entrar, mas pela janelinha a gente vê tudo.
Em um prédio anexo, existe uma rotunda e estão expostas sete locomotivas.
“ROTUNDAS são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina.” (Fonte: Site Estações Ferroviárias do Brasil)
O museu e a rotunda, assim como todo o complexo ferroviário, foram tombados pelo iphan em 1989
neste museu da para seter uma pequena ideia do foi a ferrovia no brasil que depois que passou para iniciativa privada teve seu patrimonio praticamente sucateado brasil afora, hoje sao poucos locais no brasil que ainda conservam alguma coisa, quero deixar os meus parabens pelo acervo e o cuidado de tudo que esta exposto .
Na estação ferroviária de São João del Rei está o belo Museu Ferroviário.
ResponderExcluirO museu foi inaugurado em 1981, ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou cem anos. No seu acervo, estão vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia. Além disso, há um vagão de luxo, usado pela administração e por personalidades, como o imperador D. Pedro II. Pena que não dá para entrar, mas pela janelinha a gente vê tudo.
Em um prédio anexo, existe uma rotunda e estão expostas sete locomotivas.
“ROTUNDAS são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina.” (Fonte: Site Estações Ferroviárias do Brasil)
O museu e a rotunda, assim como todo o complexo ferroviário, foram tombados pelo iphan em 1989
neste museu da para seter uma pequena ideia do foi a ferrovia no brasil que depois que passou para iniciativa privada teve seu patrimonio praticamente sucateado brasil afora, hoje sao poucos locais no brasil que ainda conservam alguma coisa, quero deixar os meus parabens pelo acervo e o cuidado de tudo que esta exposto .
ResponderExcluir