sexta-feira, 24 de junho de 2022

tanoaria mesacaza - monte belo do sul
















 

Um comentário:

  1. Lugar fora do óbvio para você colocar no seu roteiro da Serra Gaúcha! Uma tradição passada de pai para filho, em uma das poucas tanoarias no Brasil. Para se ter uma ideia, existem cerca de apenas 10 no país todo e ter uma assim, tão histórica e pertinho da gente, é um privilégio.

    Por lá, eles fazem as barricas de vários tipos de madeira, sendo oito ao total, que armazenam os vinhos de quase toda a região. Além da produção de barricas novas, eles também são responsáveis pelo processo de restauração de barris.

    As madeiras usadas são carvalho americano, carvalho francês, amburana, bálsamo, cabreúva, grafia, canela sassafrás e castanheira. Cada uma vai ajudar a dar o paladar e o sensorial que vemos nos vinhos, trazendo as características de cada um. Por isso a escolha da madeira é tão importante.

    São vários tipos e tamanhos, em um galpão gigante com tonéis por todo lugar. A Mesacasa produz os barris para toda a região, para o país e também para todo o mundo e tem reconhecimento internacional. A produção e restauração dos barris não é muito comum e por isso eles são muito procurados, até mesmo pela sua história. Os barris da Tanoaria Mesacaza são enviados para a própria cidade, Monte Belo do Sul, São Paulo e Minas Gerais. E também para os Estados Unidos, para a Escócia, Irlanda, Avila, Polônia, França e Bélgica.

    ResponderExcluir