sexta-feira, 22 de julho de 2022

monte belo do sul - rs
















 

Um comentário:

  1. Entre os anos de 1877 e 1890, o território que abrange Monte Belo do Sul pertenceu a Colônia Dona Isabel. Em 1890 ocorreu a emancipação da Colônia Dona Isabel, passando a denominar-se Bento Gonçalves, enquanto Monte Belo do Sul foi nomeado como Linha Zamith e configurou-se como o segundo maior Distrito de Bento Gonçalves.

    Em 1932, através de um requerimento solicitado por Júlio Lorenzoni, o Distrito passou-se a chamar Montebello, na intenção de recordar a grande batalha travada em Montebello, no município de Pávia, na Lombardia, Itália. Esse nome permaneceu até o ano de 1945, quando designou-se Caturetã, termo indígena que significa “Povoado Bonito”. Em 1949 passou a denominar-se Monte Bello, que significa “Monte Bonito”, uma homenagem as características geográficas do local. Conforme a Lei nº 9564, o dia 20 de Março de 1992 data a Emancipação Política da Cidade, passando a designar-se Monte Belo do Sul.

    Monte Belo do Sul é um pequeno município localizado na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, com seus 2.696 habitantes (estimado pelo IBGE em 2016), sendo que a maior parte reside na zona rural. Encontra-se a 618 metros acima do nível do mar, com uma área de aproximadamente 70 km². Tem por limites ao Norte, Cotiporã; ao Sul e ao Leste, Bento Gonçalves e ao Oeste, Santa Tereza. Foi colonizado a partir de 1877 por imigrantes cem por cento italianos, num total de 416 famílias provenientes de Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena, Beluno.

    ResponderExcluir