domingo, 15 de janeiro de 2023

catedral basilica menor de nossa senhora da luz dos pinhais - curitiba


















 

Um comentário:

  1. Em 1668, uma pequena igreja de pau a pique foi edificada no local, hoje Centro Histórico de Curitiba, com a denominação de "Igreja de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais".

    Em 1693, instalou-se em suas dependências a Câmara Municipal, a fim de eleger as primeiras autoridades locais. No dia 29 de março do mesmo ano foi oficializada a fundação da "Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba"

    Anos mais tarde essa pequena construção deu lugar a uma maior, em pedra e barro, denominada Igreja Matriz, que foi concluída em 1721. Essa, por sua vez, foi demolida no ano de 1875, depois que novas torres abalaram sua estrutura. O atual prédio foi erguido de 1876 a 1893.

    Em 1894 foi instalada a diocese e o templo recebeu o título de Catedral, com a posse do primeiro bispo, D. José Camargo.

    No dia 7 de junho de 1993, cem anos após sua inauguração, a Catedral foi elevada ao grau de Basílica Menor, em reverência à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a santa padroeira da capital paranaense.

    ResponderExcluir