A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo, atualmente conhecida como O Forte pelos moradores e visitantes nos remete ao século XVII, onde foi palco de inúmeras batalhas e conflitos na defesa da Baía de Todos os Santos. Em 1630 as obras de construção se iniciaram, a Fortaleza foi feita a base de pedras e óleo de baleia. A localização estratégica permitia tanto a proteção de todo o arquipélago de Tinharé, onde passava toda a produção de abastecimento da capital, e também a defesa de invasões de outras embarcações na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Pode ser considerado o maior sistema defensivo da época do país. No inicio de seus 678 metros de extensão, existe um Pórtico de entrada do Forte, hoje em dia este Pórtico é também a porta de entrada para aqueles que chegam pelo cais de Morro de São Paulo. Os turistas que chegam por via marítima são obrigados a passarem embaixo deste portal cheio de história. As obras tanto do Pórtico como do Novo Forte da Ponta e as cortinas dos canais foram construídos apenas em 1728 pelo Conde de Sabugosa.
A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo, atualmente conhecida como O Forte pelos moradores e visitantes nos remete ao século XVII, onde foi palco de inúmeras batalhas e conflitos na defesa da Baía de Todos os Santos.
ResponderExcluirEm 1630 as obras de construção se iniciaram, a Fortaleza foi feita a base de pedras e óleo de baleia. A localização estratégica permitia tanto a proteção de todo o arquipélago de Tinharé, onde passava toda a produção de abastecimento da capital, e também a defesa de invasões de outras embarcações na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Pode ser considerado o maior sistema defensivo da época do país.
No inicio de seus 678 metros de extensão, existe um Pórtico de entrada do Forte, hoje em dia este Pórtico é também a porta de entrada para aqueles que chegam pelo cais de Morro de São Paulo. Os turistas que chegam por via marítima são obrigados a passarem embaixo deste portal cheio de história.
As obras tanto do Pórtico como do Novo Forte da Ponta e as cortinas dos canais foram construídos apenas em 1728 pelo Conde de Sabugosa.